Loading...

CONHEÇA A NORMATIVE INSPEÇÃO VEICULAR, CAPACITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

VEÍCULOS RECUPERADOS DE SINISTRO

Conforme portaria 149/2022 do INMETRO

Quando envolvidos em acidentes, os danos dos veículos podem ser classificados em pequena, média ou grande monta. Esta classificação é de responsabilidade exclusiva da autoridade nacional de trânsito – CONTRAN. Os veículos classificados em “média monta” devem ser submetidos a inspeção de segurança veicular, para avaliação das condições mínimas de trafegabilidade. Nesta inspeção os veículos aprovados recebem o Certificado de Segurança Veicular – CSV, que permitirá sua regularização junto ao órgão estadual de trânsito, no qual está registrado.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA REALIZAR A INSPEÇÃO:

  1. Autorização prévia do órgão estadual de trânsito;
  2. Boletim de ocorrência (documentação original);
  3. Pesquisa de monta (documentação original);
  4. Documento do veículo (CRLV ou CRV) ou nota fiscal;
  5. Documento de identificação do condutor (CNH).

TEMPO MÉDIO DE INSPEÇÃO: 40 min

VEÍCULOS MODIFICADOS OU FABRICADOS ARTESANALMENTE

Conforme portaria 149/2022 do INMETRO

Veículos modificados ou transformados são aqueles que sofreram alteração em uma ou mais de suas características originais tais como espécie, tipo, carroçaria ou monobloco, ano/modelo, capacidade, potência, cilindrada, combustível, estrutura, eixos, suspensão, sinalização, iluminação, adaptação para pessoas com necessidades especiais, modificações visuais, entre outras.

Todas as alterações permitidas por lei devem seguir procedimento normativo específico para garantia da segurança como um todo. Para realizar tais procedimentos o proprietário deverá solicitar uma autorização do órgão estadual de trânsito, no qual o veículo está registrado. Após realização do serviço o veículo deve ser submetido a uma inspeção para emissão do CSV – Certificado de Segurança Veicular. Esta inspeção somente é realizada por empresa Licenciada pelo Senatran e acreditada pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO.

Após emissão do CSV o veículo deverá regularizar a situação junto ao órgão de trânsito (Detran).

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA REALIZAR A INSPEÇÃO:

  1. Autorização prévia do Órgão estadual de trânsito, dentro da validade, para realização das modificações;
  2. Documento do veículo (CRLV ou CRV) ou nota fiscal (na ocorrência de veículo novo);
  3. Documento de identificação do condutor (CNH);
  4. Nota fiscal eletrônica do serviço de modificação.

TEMPO MÉDIO DE INSPEÇÃO: 50 min

GÁS NATURAL VEICULAR – GNV

Conforme portaria 147/2022 do INMETRO

PRIMEIRA INSPEÇÃO OU INSPEÇÃO INICIAL

O uso do Gás Natural Veicular como combustível proporciona grandes benefícios econômicos e ambientais, porém, mesmo sendo permitido pela legislação brasileira, para o uso deste combustível é necessário seguir alguns passos para a adequada instalação e regularização do KIT GNV no veículo. É importante ficar atento a:

– Para instalação do kit GNV se faz necessária autorização prévia pelo órgão estadual de trânsito – DETRAN;

– O instalador do Sistema GNV deve estar credenciado no INMETRO, constando na lista de instaladores ativos –  http://www.inmetro.gov.br/inovacao/oficinas/busca_oficinas.asp;

– Todos os componentes (Cilindro, redutor de pressão, suporte do cilindro, tubulação da linha de alta pressão, válvulas, entre outros) devem possuir certificação;

– O instalador deve fornecer o Atestado de Qualidade da Instalação, devidamente assinado e com validade de 10 dias a partir da data de instalação do kit, além dos demais documentos referentes à instalação e aos componentes;

Após a instalação o veículo deve passar pela inspeção de segurança veicular, para avaliação das condições mínimas de trafegabilidade, garantindo que o veículo atende às normas de trânsito e de segurança veicular em vigor. Nesta inspeção, veículos aprovados recebem o Certificado de Segurança Veicular – CSV, que permitirá sua regularização junto ao órgão estadual de trânsito – DETRAN.

Os veículos com instalação do kit GNV de fábrica também devem ser inspecionados periodicamente, a cada ano, a partir do 2º licenciamento.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA REALIZAR A INSPEÇÃO

  1. Autorização prévia da autoridade competente, concedida por órgão de trânsito para a realização da modificação (alteração de característica);
  2. CRLV ou CRV ou CRLV-e;
  3. CNH ou RG do condutor;
  4. Nota fiscal eletrônica de venda dos componentes certificados, no mínimo, do(a): redutor de pressão e cilindro e válvula de abastecimento (quando aplicável e suporte do cilindro);
  5. Nota fiscal eletrônica do serviço de instalação do sistema GNV;
  6. Selo de Identificação da Conformidade do (s) cilindro (s), conforme aplicável;

Nota: Os Selos de Identificação da Conformidade da fabricação ou requalificação, dentro da validade, devem estar opostos, respectivamente, nos cilindros novos ou requalificados;

  1. Etiqueta de Aviso do(s) cilindro(s); e
  2. Atestado de Conformidade da Instalação do Sistema de GNV ou Atestado da Qualidade do Instalador Registrado, conforme aplicável.

TEMPO MÉDIO DE INSPEÇÃO: 50 min

INSPEÇÃO PERIÓDICA

Após aprovação e regularização do veículo junto ao órgão de trânsito, este deverá ser submetido a nova inspeção periodicamente, pelo menos a cada ano, para licenciamento. Esta inspeção tem como finalidade a garantia do adequado cuidado do sistema GNV, mantendo assim as condições de trafegabilidade do veículo. Nesta inspeção, os veículos aprovados recebem o Certificado de Segurança Veicular – CSV, que permitirá seu licenciamento junto ao órgão de trânsito.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA REALIZAR A INSPEÇÃO:

  1. CRLV ou CRV ou CRLV-e;
  2. CNH ou RG do condutor;
  3. Selo de Gás Natural Vigente (da última inspeção realizada);
  4. Notas fiscais eletrônicas da retirada e recolocação do cilindro, quando requalificado:
  5. Nota fiscal eletrônica do serviço e certificado de requalificação (quando aplicável).

TEMPO MÉDIO DE INSPEÇÃO: 50 min

INSPEÇÃO DA QUALIDADE PARA COMPANHIAS DE SEGUROS Parceria com companhias de seguros.

A Normative atua na inspeção dos itens de segurança e condições de circulação para aceitação de seguro em veículos com histórico diferenciado (alterados, recuperados de sinistro). Serviço importante para a verificação real da condição do veículo Inspeção dos itens de segurança para aceitação de seguro, em veículos com histórico diferenciado, sendo eles, alterados, recuperados de sinistro, sendo aceito pelas Cias. de Seguros com a finalidade de verificação da qualidade – condições de circulação. Para o veiculo verificado é expedido relatório técnico detalhando condições apuradas. Inspeção executada com base na legislação e normas pertinentes.

*Serviço sem acreditação.

CANAL DE OUVIDORIA Oferecemos diversos canais de comunicação, converse com a gente sempre que quiser. Esse espaço foi criado para responder e sanar suas dúvidas. Se a recepção não foi satisfatório, faça sua reclamação e iremos atendê-lo da melhor forma possível. Ajude-nos a melhorar nossos serviços com a sua opinião e se o atendimento na Normative foi bom nos envie um elogio.

71 98952-0000

Se preferir ligue para nossa central que um de nossos consultores terá o prazer em atendê-lo(a).

ouvidoria@normative.com.br

Envie uma mensagem para a gente.

Preencha o formulário! Que um de nossos consultores em breve fará contato com você.

    Avenida Santiago de Compostela, 351, Parque Bela Vista
    Salvador, Bahia 40279-150
    Brasil
    WeCreativez WhatsApp Support
    Atendimento personalizado pelo whatsapp.
    👋 Olá, em que posso ajudar?